Review – NES


No falando de games de hoje farei uma review do NES, conhecido por aqui como Nintendinho  foi o primeiro console da Nintendo.

nes-cart-728x409

NES

O Nintendo Entertainment System, conhecido mundialmente como  NES e no Brasil como Nintendinho foi o primeiro console da Nintendo, originalmente lançado em 1983 no Japão com o nome de Nintendo Family Computer ou Famicom, fez um grande sucesso e praticamente salvou a indústria de games que neste ano passou pela sua maior crise.

Em 1985 o console passou por uma mudança de design e foi lançado nos Estados Unidos com o nome de NES, o Nintendinho é o oitavo videogame mais vendido da história, além de contar com os ótimos jogos criados pela própria Nintendo como Donkey Kong, Mario e Zelda, o console também contava com bons jogos de outras empresas como o Mega Man da Capcom e Castlevania da Konami, estes e outros títulos fizeram a indústria de games superar a crise de 1983 e alcançar um novo padrão de qualidade.

large

Controles

Os controles do Nintendinho eram bem simples e eficazes, com um formato retangular, contavam com  um direcional em forma de cruz do lado esquerdo, dois botões pequenos no meio, o Start e o Select e dois botões maiores na parte direita, o A e o B.

A experiência de jogar com os controles do Nintendinho é bem mais confortável e simples do que era jogar com os controles dos consoles lançados até então.

Gráficos e sons

Os gráficos da grande maioria dos jogos do Nintendinho eram muito bonitos e coloridos sem duvida os melhores da época, quanto aos sons, apesar de serem infinitamente melhores que os do Atari ainda continuavam sendo um pouco repetitivos e irritantes, mesmo assim alguns jogos conseguiam ter trilhas extremamente marcantes, Super Mario Bros 3 e Teenage Mutant Ninja Turtles 2 (Tartarugas Ninja 2) são dois exemplos.

phantom2

Os clones

Como na época o Brasil tinha uma politica meio restrita a produtos vindos de fora o NES só apareceu de forma oficial por aqui em 1993, mas versões brasileiras do console como o Dynavision II da Dynacom e o Phantom System  da Gradiente existiam desde 1989.

Além destes dois clones, o Nintendinho teve vários outros clones aqui no Brasil, enquanto alguns usavam cartuchos japoneses outros usavam americanos, tinham até aqueles que usavam os dois tipos de cartucho como o Dynavision III.

Os jogos eram basicamente os mesmos o que mudava era só o tamanho do cartucho, o grande era o padrão americano compatível com o NES, enquanto o pequeno era o padrão japonês compatível com o Famicom.

Para resolver este digamos problema, algumas empresas lançaram os famosos adaptadores, que na realidade não passavam de uma espécie de cartucho com uma entrada para um cartucho de outro tamanho em cima.

nesfam_2_large

Veredicto

Pelo NES ter chegado ao Brasil meio atrasado, praticamente junto com o SNES o console original acabou não fazendo muito sucesso aqui, porem suas cópias brasileiras fizeram muito, principalmente os Dynavisions e se duvidar tem gente comprando Dynavision até hoje.

O NES na minha opinião foi o console mais importante da história, isso pois além de ter sido um ótimo videogame, foi ele o responsável por salvar a indústria dos games e por ter feito os jogos alcançarem um novo nível de qualidade.

Dono de ótimos jogos como, Super Mario Bros 3,  The Legend Of Zelda e Teenage Mutant Ninja Turtles 2 (Tartarugas Ninja 2), com gráficos infinitamente mais atraentes que aqueles “bichos feios” do Atari e controles muito mais fáceis de se jogar e que quebravam bem menos o Nintendinho elevou os videogames a um novo patamar e passou a ser a líder do mercado de games da época.

Jogos bons de NES:

Teenage Mutant Ninja Turtles 2 (clique aqui e jogue online)

Super Mario Bros 3 (clique aqui e jogue online)

Mega Man (clique aqui e jogue online)

Confira nossa galeria de imagens, clique nas fotos para ampliar.

Nintendinho foi o primeiro console da Nintendo e o oitavo videogame mais vendido da história, originalmente lançado em 1983 no Japão, teve grandes jogos como Super Mario Bros 3, fez um grande sucesso e praticamente salvou a indústria de games que neste ano passou pela sua maior crise.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s