Review – Master System


Hoje vou falar do Master System o 8 bits da Sega conhecido como o eterno rival do Nintendinho o 8 bits da Nintendo.

mastersystem

De Mark III para Master System

O Master System é um console da Sega, lançado para tentar disputar mercado com o Nintendo Entertainment System chegou no final de 1985 primeiramente no Japão com o nome  de Sega Mark III.

O Sega Mark III apesar de ser um console tão bom quanto o Famicom / NES não teve assim tanto sucesso no Japão grande parte disso se deve ao fato de que a maioria das grandes criadoras de jogos da época terem contrato de exclusividade assinado com a Nintendo e só poderem lançar jogos para o Nintendinho.

Por isso o Mark III ficou dependendo apenas dos jogos lançados pela própria Sega, mesmo estes jogos sendo muito bons, isso foi uma tremenda desvantagem para o console que acabou ficando para trás. Algum tempo depois a Sega resolve lançar seu console mundialmente, para isso muda seu design e passa a chamar ele de Master System.

mark_iii-04_small

Master System pelo mundo

O Master System  não conseguiu fazer o sucesso que a Sega esperava nos Estados Unidos onde assim como no Japão o Nintendinho já era líder.

O console só conheceu o que era sucesso de verdade quando chegou a Europa  e a Austrália lugares onde finalmente teve jogos de outras produtoras e se tornou bem popular.

O pais onde o Master System fez mais sucesso foi aqui no Brasil onde ele tem uma versão moderna e é vendido até hoje.

mastersystem3tectoyfotocl4

No Brasil

O console chegou por aqui em 1989 como na época o Nintendinho ainda não tinha sido lançado no pais, os maiores rivais do Master System por aqui foram o Dynavision II da Dynacom e o Phantom System da Gradiente, que na realidade não passavam de clones do Nintendinho.

O sucesso do Master System no Brasil se deu graças a Tec Toy, representante da Sega por aqui, e as campanhas de marketing e serviços que ela mantinha no pais como a Hot Line, um numero de telefone que você podia ligar e pedir dicas e códigos para os jogos do console, o Master System chegou inclusive a ter jogos brasileiros, Mônica No Castelo Do Dragão é um exemplo.

alex-kidd-tela-titulo

Jogos, gráficos e sons

Os jogos do Master System eram muito bons e divertidos, tinham gráficos muito bonitos e chamavam muita atenção principalmente pela parte sonora, os jogos da Sega eram sem duvida os que tinham umas das melhores trilhas sonoras da época.

O primeiro jogo do Master System a fazer sucesso foi o Alex Kidd In Miracle World, tanto que o Alex Kidd se tornou o primeiro mascote da Sega posto este que hoje é ocupado por ninguém mais ninguém menos que o Sonic.

Os jogos bons do Master System em sua grande maioria eram versões dos fliperamas da Sega, como After Burner, Hang On e Out Run.

mastersystem-1

O controle

O primeiro controle do Master System era retangular e extremamente simples, bem parecido com o de NES.

A diferença era que do lado esquerdo em vez de ter um direcional em forma de cruz tinha um  em forma de quadrado que possibilitava movimentos em seis direções já o lado direito tinha apenas dois botões como no NES.

O controle apesar de ter poucos botões e ser bem feio cumpria seu papel proporcionava uma jogabilidade simples e eficaz.

segmssw

Veredicto

O Master System era tão bom quanto seu rival NES, só não conseguiu ter o mesmo sucesso por causa que grande parte das produtoras de games da época tinham contrato de exclusividade com a Nintendo e só lançavam jogos para ela, isso fez com que o Master System ficasse dependente apenas do jogos da Sega e acabasse tendo uma biblioteca de jogos menor que a do NES isso acabou deixando o console em segundo lugar.

Apesar dos pesares o Master System é um console que deve sim ser jogado fez muito sucesso na Europa, Austrália e no Brasil tem  jogos excelentes, com gráficos bonitos, ótimos sons e controles simples que proporcionavam uma experiência de jogo divertida e eficaz.

Jogos bons de Master System

Alex Kidd In The Miracle World

Castle Of Illusion

Out Run

Confira nossa galeria de imagens, clique nas fotos para ampliar.

Lançado em 1985 o Master System veio para disputar mercado contra o NES, apesar de ser um console tão bom quanto o seu rival acabou não tendo assim tanto sucesso no Japão nem nos Estados Unidos, o Master System foi extremamente popular tanto na Austrália quanto na Europa, mas o pais onde o console fez mais sucesso foi aqui no Brasil onde tem uma versão moderna e é vendido até hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s