Review – Atari 2600.


No falando de games de hoje falarei do Atari o videogame que marcou a a vida e a infância de muitas pessoas que eram crianças no anos 80.

atari2600

O que é o Atari ?

O Atari 2600 foi um dos primeiros consoles de videogame, projetado por Jay Miner foi lançado em 1977, fez um sucesso imenso, principalmente no Brasil onde chegou somente em 1983, se tornou um grande ícone dos anos 80 e marcou profundamente a infância de quem era criança na época.

Desenvolvimento

No começo do seu desenvolvimento o console era conhecido como Stella que era o nome da bicicleta de um dos engenheiros que trabalhava no projeto, durante o desenvolvimento do Atari 2600 a empresa gastou cerca de 100 milhões de dólares, este valor foi auto demais para eles tanto é que para não falir a Atari teve que ser vendida para Warner.

atari_2600

Vendas e jogos

O Atari vendeu mais ou menos 30 milhões de unidades, teve jogos incríveis, como Adventure, Enduro, Pac-Man, Pitfall e River Ride, que além de venderem muito marcaram não só a industria como a vida de muitas pessoas.

Os jogos de Atari tem gráficos e sons bem toscos  se comparados com os de hoje, porem estes dois quesitos dos jogos eram muitos bons para época.

Gráficos, sons e controles

Os gráficos eram pequenos quadradinhos que iam se juntando para formar os objetos, como não eram assim tão realistas por vezes você tinha que usar a imaginação para fazer com que aquele monte de quadrados se transformassem em algo, mesmo usando a imaginação as vezes apareciam uns “bichos” que você não sabia dizer se eram borboletas, pássaros ou dragões.

Os sons apesar de serem extremamente simples eram inesquecíveis, os sons  de jogos como Enduro, Pitfall e Sea Quest ficavam na cabeça por dias o mesmo acontecia com as músicas tema de alguns jogos como Bob por exemplo.

Os controles do Atari tinham apenas um botão e um direcional em forma de alavanca estilo aqueles de fliperama, apesar de oferecerem uma experiência de jogo satisfatória para o padrões da época, os joysticks não eram nada anatômicos, chegavam inclusive a causar lesões em alguns jogadores, sem contar que tinham uma vida útil bem curta pois quebravam direto.

atari-controller

A queda

A queda do console começou quando algumas softhouses de qualidade meio duvidosa passaram a fazer jogos bem ruins, a própria Atari fez alguns jogos deste nível como o E.T por exemplo.

Em meados dos anos 80, com a chegada do NES, o popular Nintendinho e do Master System, que eram muito mais avançados e tinham jogos bem mais bonitos e divertidos o Atari foi sepultado de vez, continuou sendo vendido oficialmente até o começo de 1992 mas já estava praticamente esquecido.

Veredicto

O Atari foi um verdadeiro marco na industria dos games a na infância de muitas pessoas, alguns lembram dele com tanto carinho que chegam a dizer que ele foi o melhor videogame de todos os tempos.

Seus jogos que apesar de repetitivos e de não terem um fim, são muito divertidos, tão divertidos que você não conseguia parar de jogar.

Apesar de problemas com travadas e com controles que quebravam mais que o escudo do Shiryu dos Cavaleiros Do Zodíaco, o Atari foi um ótimo console e recomendo muito que você baixe o emulador e jogue os jogos clássicos nem que seja apenas para relembrar ou conhecer os anos dourados dos games.

Jogos bons do Atari.

Pitfall

Sea Quest

River Ride

Confira nossa galeria de imagens, clique nas fotos para ampliar.

O Atari 2600 foi um videogame, projetado por Jay Miner, lançado em 1977, fez um sucesso imenso, principalmente no Brasil, com jogos viciantes e controles que quebravam direto o console se tornou um grande ícone dos anos 80.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s