Review – O Rei Leão.


A review de hoje é com ele, O Rei Leão, um dos filmes mais bonitos, divertidos e famosos da Disney, que nos anos 90, marcou dez entre dez infâncias.

lionkingcharacters

O Rei Leão.

O Rei Leão é um filme de 1994, criado pela Disney, foi um dos maiores sucessos do cinema, o filme fez tanto sucesso que se tornou a maior bilheteria de 1994.

Segundo a Disney, O Rei Leão e levemente baseado em Hamlet de Shakespeare, mas na realidade o filme é praticamente um remake de Kimba O Leão Branco, um anime famoso dos anos 60.

A Disney nega que, O Rei Leão, seja inspirado em Kimba, porem as semelhanças entre os personagens das duas animações são impossíveis de se contestar, a Tezuka Productions só não processou a Disney pois não valeria a pena, já que por se tratar de um empresa de pequeno porte, a Tezuka Productions, não teria condições de levar o processo adiante.

A esquerda Kimba O Leão Branco (1965), a direita O Rei Leão (1994)
A esquerda Kimba O Leão Branco (1965), a direita O Rei Leão (1994)

Enredo.

O Rei Leão, conta a história de Simba, um leãozinho, curioso, levado e que é o herdeiro das terras da pedra do rei, Simba é filho do rei Mufasa.

O rei Mufasa tem um irmão chamado Scar, irmão este que sempre sonhou em tomar seu lugar como rei, apesar de ser um leão, Scar é líder das hienas e junto com elas, monta um plano para matar Mufasa e Simba, para assim conseguir tomar o trono.

Scar consegue matar Mufasa e virar rei, mas Simba foge, durante sua fuga, Simba, conhece Timão e Pumba, logo os três se tornam melhores amigos e passam a viver juntos.

Durante o tempo que morou com Timão e Pumba, Simba, passou a seguir o lema Hakuna Matata, a filosofia de vida da dupla, filosofia esta que é bem parecida com a filosofia Carpe Diem, segundo o Hakuna Matata, você deve esquecer o passado, esquecer os problemas e viver o presente da melhor maneira possível.

Por anos Simba viveu com seus dois melhores amigos, até que um dia encontra Nala, uma leoa que é sua amiga da época em que vivia no reino da pedra do rei, Nala explica para Simba que Scar esta destruindo o reino, e pede para que ele volte e assuma seu lugar de direito como rei.

De inicio Simba se nega, um tempo depois Simba se encontra com o macaco Rafiki, depois de conversar com Rafiki, Simba resolve voltar para pedra do rei e assumir seu lugar de direito como rei. Agora cabe a Simba e seus amigos acabarem com Scar e suas hienas para assim deixar as coisas novamente em ordem.

the-lion-king-image

A beleza dos traços, os ângulos de câmera e os efeitos 3D.

A coisa mais atraente em o Rei Leão sem duvida alguma eram os traços, muito bonitos e muito bem desenhados.

Por se tratar de um desenho sobre animais a Disney decidiu usar ângulos de câmera geralmente usados em documentários sobre a vida selvagem estilo estes do Discovery Channel, estes ângulos deixaram certas cenas lindas e muito épicas como a cena de abertura por exemplo.

Além dos traços e ângulos de câmera digamos estratégicos, o filme conta com alguns cenas com efeitos em 3D, como a cena do estouro da debandada, ter efeitos 3D era coisa meio que rara para as animações da época e isso foi um diferencial a mais para o filme.

maxresdefault

Dublagem e trilha sonora.

Por se tratar de um musical, outro ponto alto eram as músicas de Rei Leão, a trilha sonora conta com a participação de Elton John e foi o quarto álbum mais vendido de 1994.

As canções foram escritas por Tim Rice, o responsável pelas letras das músicas de Alladin (1993) que foi outro grande sucesso da Disney, Rei Leão conta com músicas inesquecíveis como, Circle Of Life, Hakuna Matata e Can You Fell The Love Tonight do Elton John.

A Dublagem original do filme também não deixa nada a desejar, com destaque para a voz de Mufasa, que era dublado por James Earl Jones, dono da voz de ninguém  mais ninguém menos que Darth Vader, vilão da trilogia original de Star Wars.

Já na dublagem brasileira o destaque fica para a voz de Scar, dublado por Jorgeh José Ramos, que também emprestou sua voz para Jafar, o vilão de Alladin.

636106655431362643-lion-king-mov-04808-44518991

O carisma dos personagens.

O filme tem personagens muito carismáticos e bem feitos como, Mufasa, um exemplo de pai e o vilão Scar, que é sem duvida é um dos melhores, se não o melhor vilão dos filmes da Disney.

Os personagens mais amados e divertidos do filme são Timão e Pumba, a dupla fez tanto sucesso que acabou ganhando sua própria série animada, os dois, juntamente com o trio principal de hienas, servem de alivio cômico para o filme.

tumblr_inline_mhq2xhyrlg1qz4rgp

Veredicto.

O Rei Leão é uma animação, mas apesar disso é um filme que diverte, emociona e encanta qualquer pessoa, é recomendado para todos independentemente da idade.

Ao se falar sobre Rei Leão chega a vir aquele gosto de infância na boca, o filme marcou a infância de todas as pessoas que foram crianças durante os anos 90.

O filme encantou as crianças daquela época e com certeza encanta as crianças de hoje também, duvida? Coloque o filme para seu filho ou sobrinho assistir e veja o que acontece.

Confira a galeria de imagens, clique nas fotos para ampliar.

O Rei Leão é uma das melhores animações, não só da Disney mas do cinema como um todo, os traços muito belos e bem desenhados, os ângulos de câmera estilo aqueles de documentário de vida selvagem, os personagens carismáticos que eram muito bem dublados e a trilha sonora empolgante e emocionante, fizeram O Rei Leão ser a maior bilheteria de 1994.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s