Review – GTA 3


A review de hoje é dele, Grand Theft Auto 3, um dos games mais, divertidos, revolucionários e polêmicos de todos os tempos.

maxresdefault

GTA 3, clássico instantâneo e a ascensão de uma série.

Em 2001 a Rockstar Games e a Take Two Interactive, lançaram, Grand Theft Auto 3, mais conhecido como, GTA 3, um dos melhores, mais revolucionários e polêmicos games de todos os tempos.

GTA 3 chegou no Playstation 2 e foi um clássico instantâneo, o game colocou de uma vez por todas a série GTA no mapa das melhores e mais rentáveis séries do mundo gamer, além disso, deu a sua produtora, até então meio que desconhecida, Rockstar Games, o status de um verdadeiro Rockstar da industria.

2_grand_theft_auto_iii

 GTA e o salto de qualidade que o 3D trouxe para série.

A série GTA popularizou de vez o gênero Sandbox, gênero de games onde você e livre para ir onde quiser e fazer o que quiser quando quiser.

Além de sandbox, os jogos da série podem, ser considerados de mais 3 gêneros, corrida, ação e aventura.

Corrida pois você podia roubar qualquer carro e sair por ai pilotando, como se não fosse existir o amanhã.

Ação, pois o jogo era, repleto de tiroteios, explosões e cenas dignas de um filme de ação dos bons.

Aventura, pois você podia esquecer de tudo e ficar apenas passeando e explorando a cidade, coisa que não aconselho você fazer pelas ruas, aqui do Brasil, a menos que queira ser assaltado.

A série GTA já era polemica, divertida e muito boa desde seus dois primeiros jogos, que ainda eram 2D.

Quando GTA 3 chegou e passou toda esta polemica, diversão e qualidade para o 3D, com os ótimos gráficos do Playstation 2, o console mais poderoso da época, o jogo ficou cem vezes melhor.

O salto de qualidade gráfica e imersão da série foi tão grande que, comparar GTA 2 com o 3, seria como comparar, Super Mario World com o Super Mario 64.

catalina_betrays_claude

A traição, o resgate do mafioso e a vingança.

Grand Theft Auto 3, vulgo GTA 3, conta a história de Claude Speed, um piloto de fuga de primeira, Claude e Catalina, sua parceira e namorada, fizeram um assalto a banco.

O assalto foi um sucesso, mas na hora da fuga, Catalina, atira na garganta de Claude, foge com a grana e com seu novo namorado, um dos chefes do cartel colombiano.

Catalina acredita ter matado Claude, mas como vaso ruim não quebra, Claude perde a capacidade de falar mas sobrevive e acaba sendo preso.

Durante sua transferência para o presidio, Claude estava com mais dois prisioneiros, 8 Ball, um especialista em explosivos, e com um velho japonês, um dos chefes da Yakuza local.

No meio da transferência o furgão da policia é atacado por bandidos que resgatam o chefe da Yakuza, Claude e 8 Ball aproveitam e fogem também.

8 Ball e Claude se tornam amigos, com isso, 8 Ball, apresenta Claude para Luigi, um dos membros da mafia italiana, Claude então, começa a fazer vários trabalhos para as mafias locais e vai subindo na carreira do crime.

Com o tempo Claude acaba se tornando inimigo de algumas mafias, como a mafia chinesa e o cartel colombiano.

Claude trava uma verdadeira guerra, contra o cartel, mas com um pouco de esforço, muitas balas e explosões, consegue não só derrotar o cartel, como também consegue, se vingar de Catalina.

8ball-artwork

Jogabilidade.

Pilotando.

A melhor e mais divertida parte da jogabilidade de GTA 3, com certeza, esta na pilotagem dos carros, a dirigibilidade é super simples e eficaz, é muito fácil pilotar qualquer um dos veículos.

No jogo você pode pilotar vários tipos de veículos como, carros, lanchas e até um avião (que não voava, mas é detalhe).

Infelizmente o jogo não tinha motos e nem helicópteros, mas este, digamos defeito, seria corrigido nos próximos games da série.

Cada um dos veículos, tem suas particularidades, alguns são lentos, porem resistentes, como o carro forte e o caminhão de lixo.

Existem também, carros bem rápidos, porem além de derraparem, explodiam facilmente como o Banshee e o Infernus.

No game haviam alguns carros extremamente balanceados e estáveis, como o Kuruma e o Mafia Sentinel, dois dos melhores carros do jogo.

mafia_sentinel_back

Andando a pé e usando armas.

Em GTA 3, você também pode andar a pé, Claude não pode nadar, mas pode andar, correr e pular, a maneira como Claude se move é um pouco estranha e seu corpo parece meio desproporcional, mas nada que atrapalhe a diversão.

Claude também pode dar socos e usar armas, GTA 3 tinha um sistema de combate meio tosco, o que por vezes, fazia com que você morresse a toa e tivesse que repetir algumas missões várias vezes.

O jogo contava com um pouco mais de uma dezena de armas, algumas mais comuns como a pistola, a uzi e a doze e outras mais digamos exóticas como o lança-chamas, o taco de baseball e a bazuca.

3_grand_theft_auto_iii

Fazendo missões.

As missões do jogo eram bastante variadas, algumas eram simples, como dar uma carona, outras mais complicadas como, explodir um navio do cartel colombiano.

Além das missões principais, GTA 3 também tinha alguns tipos de missões secundarias.

As dos orelhões, em uma clara homenagem aos jogos mais antigos da série.

As dos carros especiais, como os táxis, ambulâncias e viaturas, onde você apertava um botão e começava a pegar clientes, pacientes ou correr atrás de bandidos.

E por ultimo uma das coisas mais legais do jogo, as três garagens, onde tinha uma lista de carros que você tinha que roubar e levar até elas.

full_gta3_10

Gráficos.

Os gráficos do jogo eram muito bons, o único defeito eram os efeitos de água, principalmente o mar, e os efeitos de fogo que ao meu ver eram meio toscos.

Os carros, quando batiam, amassavam de uma maneira bem realista, a ambientação era épica, os efeitos de luz e sombra do jogo, eram muito bons.

Dependendo do horário dentro do jogo, a cara e o ar da cidade mudavam completamente, andar pela cidade de manhã era uma experiência completamente diferente do que andar por ela durante a noite, por exemplo.

O clima era um dos pontos altos do jogo a neblina, a chuva e o clima ensolarado eram muito bem feitos e mostravam todo poder do Playstation 2.

gta-iii

Som.

A dublagem e os sons ambientes do jogo eram apenas razoáveis, mas a trilha sonora era bem bacana.

A trilha era composta pelas músicas que tocavam nas rádios dos carros, tinha uma rádio para cada estilo musical, as rádios eram extremamente realistas, tinham locutores, comerciais e até noticias, que geralmente, eram relacionadas com as ultimas missões que o jogador tinha feito.

gta-3-free-download-full-version-pc-crack-1

Veredicto.

Grand Theft Auto 3, foi um verdadeiro marco na história e na industria dos games, o game é quase perfeito, sua digamos formula de jogabilidade, deu tão certo que, passou a ser copiada por outros games, como Narc e Scarface, jogos que, ficaram conhecidos como clones de GTA.

Apesar disso, o game tem sim, seus defeitos, principalmente aquela água do mar, que era bem tosca, um sistema de combate que, por vezes, deixava muito a desejar e alguns problemas com texturas que sumiam, problema meio que comum na versão de PC.

Porem os defeitos de GTA 3, não eram nada, se comparados com suas virtudes,  e não tiravam nada do seu brilho, que, era tão intenso quanto o do sol, por isso eu recomendo que, você o jogue, eu até diria que, se você é um gamer de verdade, tem a obrigação de jogar GTA 3.

Confira a galeria de imagens, clique nas fotos para ampliar.

GTA 3, foi um clássico instantâneo, com muita ação, polêmica e violência, transformou a série GTA em, uma das melhores e mais rentáveis do mundo gamer, fez a Rockstar Games, uma das softhouses mais populares e revolucionou o mercado de games da época.

Anúncios

4 comentários sobre “Review – GTA 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s